Jogo do Rapa

 

O Rapa pode ser jogado por duas ou por mais crianças em qualquer lugar.

Para se jogar ao Rapa é necessário um pião em madeira de quatro faces (mais ou menos quadradas, com um bico em cone e uma ponta superior, cilíndrica, para ser rodopiada com um movimento de rotação dos dedos polegar e indicador) e um punhado de feijões, pedras, moedas ou o que se quiser.

As regras do jogo são simples. Cada uma das faces do pião está pintada com uma de 4 letras: T, D, P, R. Para começar, cada um dos jogadores coloca em jogo um feijão. E, à vez, cada um vai rodando o dado. O T é de Tira e o jogador tira um feijão. O D é de Deixa e tudo fica igual. O P é de Põe e o jogador deve colocar no meio mais um feijão. O R, claro, é de Rapa e o jogador rapa o jogo, ou seja, recolhe tudo (o mais apetecível).

No início de cada jogada, os jogadores devem sortear ou "cantar" a ordem de jogar. O primeiro será o "primas", o segundo o "xigas" e o terceiro o "restas". Se houver mais de três jogadores, será atribuída a ordem numérica, ou seja, quarto, quinto, sexto, etc.

 

Dizem os historiadores que este é um jogo com origem judaica.

O "Jogo do Rapa" é um jogo muito popular em Portugal, sendo jogado quase sempre por crianças, tantos rapazes como raparigas, principalmente durante o tempo da escola primária.

Atualmente é um jogo muito popular entre os politicos de Portugal e do Brasil em que estes jogam com um pião viciado de modo a sair sempre o R.


Commenting disabled.

Artigos relacionados

  • Jogo das cadeiras
    Jogo das cadeiras
    Jogo das Cadeiras N.º de Crianças: No mínimo, quatro crianças. Material: Cadeiras e equipamento ...
  • Jogo do mata (ou piolho)
    Jogo do mata (ou piolho)
    . Jogo do Mata (ou Piolho) N.º de Crianças: No mínimo, oito crianças, divididas em duas equipas....
  • Jogo da macaca
    Jogo da macaca
    Desenha-se o percurso no solo. O espaço exterior em frente da casa número 1 é a "Terra" e o semic&iac...
RSS